Av. Brasil, 275, Jardim Paulista, São Paulo, SP | 11 3052-1448

Av. Brasil, 275, Jardim Paulista, São Paulo, SP | 11 3052-1448

    Dermatologia e gravidez

    Dermatologia e gravidez

    A gravidez é o período em que ocorrem as maiores transformações no corpo das mulheres, e muitas delas não deixam a vaidade de lado e apostam em tratamentos de beleza durante a gestação. Mas é importante ter cuidado, já que alguns procedimentos são contraindicados neste período.

    🔸A limpeza de pele está liberada. Mas o mesmo não acontece como alguns peelings químicos que podem ser perigoso para as gestantes por conta do ácido retinoico e seus derivados, componentes que podem prejudicar o bebê. Porém, os peelings físicos (de cristal) estão liberados.

    🔸Já os tratamentos com radiofrequência, usados para combater a flacidez da pele, devem ser evitados por conta das ondas eletromagnéticas que podem interferir na gestação. Sessões de drenagem linfática, que reduzem possíveis inchaços, e máscaras faciais são permitidas, desde que acompanhadas pela dermatologista e também pelo obstetra.

    🔸Quanto aos cuidados com o cabelo, a atenção deve ser redobrada. Os produtos químicos utilizados no alisamento dos fios são perigosos, pois podem penetrar na corrente sanguínea e até mesmo causar leucemia no feto. Qualquer tratamento à base de formol é proibido e os alisamentos sem essa substância também devem ser evitados. 

    A coloração dos cabelos também pode prejudicar o bebê, o ideal é esperar até a 20º semana e distanciar de 1,0 a 1,4 cm da raiz. As tintas que apresentam amônia em sua composição são perigosas, podem penetrar profundamente e atingir o córtex. Se a coloração não tiver amônia, ela é liberada, desde que acompanhada por um dermatologista.

    🔸Já as estrias são muito comuns na primeira gravidez porque, nesses casos, a pele ainda não tem uma flacidez natural, e as fibras mais jovens podem romper com facilidade, a partir do ganho de peso, a recomendação sempre é a dieta balanceada aliada ao uso de cremes ricos em óleos importantes para a hidratação.

    🔸O Microagulhamento sem o uso de drogas (drugs delivery) pode ser realizado, porém deve existir um forte interação do dermatologista, paciente e seu obstetra.

    Médica dermatologista CRM SP 202442 | RQE 77990CRM RJ 85019-5 | RQE 22689

    Horários

    Segunda a sexta: das 9 às 18 horas.

    Contatos

    letrautha@hotmail.comTelefones: São Paulo: +55 3052-1448Rio de Janeiro: +55 21 2269-8949

    Onde encontrar:

    SP: Av. Brasil, 275 - Jardim Paulista, São Paulo - SP, 01431-000
    RJ: R. Padre Telêmaco, 25, Rio de Janeiro - RJ, 21311-050