Drª Letícia Rautha

Av. Brasil, 275, Jardim Paulista, São Paulo, SP | 11 3052-1448

Av. Brasil, 275, Jardim Paulista, São Paulo, SP | 11 3052-1448

    Doenças de pele E o inverno

    Doenças de pele E o inverno

    👩🏼‍⚕️Tanto a pele do rosto quanto a do corpo estão sujeita ao ressecamento no inverno. O clima frio e seco pode deixá-las com aspecto esbranquiçado, o que indica a desnaturação das proteínas. Para evitar tais sintomas é importante fazer hidratações corporais mais profundas e, além disso, evitar banho muito quentes prolongados, pois corroboram ainda mais para o ressecamento da sua pele.

    :

    ☃️Doenças de Inverno

    Durante o inverno, algumas doenças podem aparecer ou piorar por causa do ressecamento da pele. Entre elas, a dermatite atópica, a dermatite seborreica (caspa) e a psoríase.

    :

    🤧Dermatite atópica:

    quem sofre de atopia pode apresentar também asma ou rinite alérgica. O principal sintoma é a coceira, que pode começar antes mesmo das lesões cutâneas se manifestarem e pode atingir a face, tronco e membros. Na infância, as lesões são avermelhadas e escamam. Nos adolescentes e adultos, as lesões localizam-se preferencialmente nas áreas de dobras da pele, como a região posterior dos joelhos, pescoço e dobras dos braços. A pele desses locais torna-se mais grossa, áspera e escurecida.

    :

    🤯Dermatite seborreica: ocorre principalmente nas regiões que contenham pelos, como face e couro cabeludo. É uma descamação da pele causada pela desregulação sebácea. As manifestações mais frequentes são caracterizadas por intensa produção de oleosidade, descamação e prurido (coceira). A descamação pode causar caspa, que varia desde fina até a formação de grandes crostas aderidas ao couro cabeludo, a seborreia. A coceira, que pode ser intensa, é um sintoma frequente nesta região e também pode estar presente com menor intensidade nas outras localizações.

    :

    😷Psoríase: doença da pele relativamente comum, crônica e não contagiosa e que atinge igualmente homens e mulheres, principalmente na faixa etária entre 20 e 40 anos. Fenômenos emocionais são frequentemente relacionados com o seu surgimento, provavelmente atuando como fatores desencadeantes de uma predisposição genética para a doença. Mas a real causa da psoríase ainda é desconhecida.