O que são prebióticos e probióticos?
Os prebióticos são componentes alimentares não digeríveis que incentivam o desenvolvimento e a proliferação de bactérias boas, beneficiando o hospedeiro delas. Eles servem como alimento para essas bactérias, estimulando-as a crescerem e combaterem as ruins. Além disso, protegem e estimulam as defesas da pele e do cabelo, devolvendo a força e ajudando na recuperação da proteção imunológica cutânea.
Já os probióticos são micro-organismos vivos que, em quantidades adequadas, conferem benefícios à saúde do hospedeiro. Ou seja, são as próprias bactérias boas vivas, que fortalecem o sistema imunológico e melhoram a absorção de nutrientes. Ambos, tanto os prebióticos quanto os probióticos, reforçam as nossas defesas, estimulando nosso sistema imunológico.
A importância dos prebióticos para nossa pele:
Nossa pele possui bactérias que servem, em sua maioria, para nos defender, deixando-a saudável e livre de infecções. Com o hábito de lavar muitas vezes a pele, acabamos desequilibrando a flora bacteriana dela, precisando a recompor e estimular, além de hidratar, combater o estresse, inflamações e infecções.
Os prebióticos estimulam o crescimento da flora benéfica encontrada naturalmente na pele, reduzindo a flora patogênica, composta pelas bactérias que geram doenças. Eles influenciam no metabolismo mineral e estimulam a absorção do cálcio, magnésio, ferro, cobre e zinco.
Benefícios dos alimentos probióticos e prebióticos:
Encontramos também probióticos e prebióticos em alimentos como cebola, tomate, banana, mel, amêndoas e chicória, ricos em prebióticos. Já os leites, kefir, e derivados são exemplos de produtos ricos em probióticos, encontrados em alimentos fermentados e também em pó ou cápsulas.
Os benefícios são grandes com o seu consumo: fortalecem o sistema imunológico, reduzem o risco de câncer, doenças infecciosas e inflamação crônica, inibe o crescimento de outros micro-organismos maléficos e melhora a absorção e fixação de cálcio e ferro, por exemplo.