O Raio-x das toxinas encontradas em um sabonete tradicional
Substâncias a evitar XXX,que podem ser encontrada nos sabonetes tradicionais:
Sulfato Lauril: Detergente e surfactante que faz parte de muitos produtos de higiene. Ele remove excessivamente o manto de proteção da pele, deixando-a mais expostas a substâncias alérgicas e causando uma porta de entrada para micro-organismos.
Triclosan: Encontrado em sabonetes anti-séptico, proibido nos EUA. provocando efeitos danosos à saúde (como a progressiva perda de peso e diarreia) e é altamente prejudicial para pele, olhos e mucosas humanas, fazendo com que essas partes tornem-se vulneráveis à absorção de outras substâncias.
Fragrâncias sintéticas: Podem conter qualquer combinação de químicos, incluindo disruptores hormonais e alergênicos.
As fragrâncias comerciais podem ser sintetizadas em laboratório ou podem ser derivados de petróleo. Podem conter: Parabenos, Ftalatos, Benzyl benzoate, Almíscares sintéticos, dentro outras substâncias tóxicas.
Ftalatos: Composto tido como cancerígeno, podendo causar danos ao fígado, rins e pulmão, além de anormalidade no sistema reprodutivo.
Cocamidopropypl betaine: Surfactante sintético. Tóxico para o sistema imunitário. Pode conter impurezas prejudiciais como nitrosaminas (cancerígenas) ou 3-dimethylaminopropylamine (alergénico e tóxico). Reações alérgicas cutâneas e pulmonares.
Mas não se assustem, pessoal, existem muitas marcas de cosméticos naturais com sabonetes livres de toxinas. No Instagram vocês encontrarão vários exemplos. Dá uma passadinha lá e confira: